Cuidados e Manutenção da sua Caldeira, Como Evitar Acidentes

Os sistemas industriais de caldeiras são utilizados em diversos setores da indústria além de outras áreas empresariais como os grandes hospitais. O objetivo é o fornecimento eficiente de energia na forma de água quente ou vapor.

Por serem equipamentos essenciais dentro da cadeia produtiva fabril, a manutenção das caldeiras industriais é um serviço de extrema importância, não somente para preservar as condições físicas do equipamento, mas também e principalmente por ele ser um maquinário de elevado grau de periculosidade, ou seja, seu mau funcionamento pode ocasionar graves acidentes podendo ferir a equipe de trabalho envolvida na sua gestão.

É muito importante ressaltar que a prevenção de acidentes em uma caldeira deve ocorrer em todas as fases, do projeto inicial a manutenção.

A CLT Brasileira (Consolidação das Leis Trabalhistas) dispõe de alguns artigos que determinam regras para o trabalho em caldeiras, além de exigir que as caldeiras tenham válvulas de segurança que façam a proteção correta. Inspeções periódicas devem ser realizadas por empresas especializadas inscritas no Ministério do Trabalho.

Prontuários e relatórios digitais atualizados com os projetos de instalação e registros de segurança devem ser submetidos à aprovação prévia do órgão regional competente e responsável pela segurança do trabalho.

Depois de corretamente instalada e autorizada a funcionar, é importante manter uma rotina periódica de manutenção nas caldeiras industriais bem como um bom tratamento físico químico bem como . Esta manutenção vai prevenir danos como incrustação, erosão, corrosão, superaquecimento, fadiga térmica e mecânica, entre outros problemas que podem prejudicar o desempenho do equipamento. A manutenção deste tipo de equipamento é um investimento, que vai garantir não só o funcionamento operacional da indústria e ou estabelecimento, quanto a segurança da equipe de operadores.

A Unikrafht é uma empresa com mais de 20 anos de mercado, nossa experiência e preocupação com a excelência nos motivou a conquistar importantes certificados como o ISO 9001:2015, garantindo e monitorando o processo de qualidade. Reflexo de todo este trabalho é nosso portfólio de clientes composto pelas principais indústrias brasileiras

Voltar